![]() |
|
Maressa: Usando o Gemini para criar imagens: Como usar a Inteligência Artificial? - Versão de Impressão +- Brek Go (https://brekgo.com.br/forum) +-- Fórum: Principal (https://brekgo.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Entretenimento (https://brekgo.com.br/forum/forumdisplay.php?fid=3) +--- Tópico: Maressa: Usando o Gemini para criar imagens: Como usar a Inteligência Artificial? (/showthread.php?tid=50) |
Maressa: Usando o Gemini para criar imagens: Como usar a Inteligência Artificial? - Góris - 22-11-2025 Bom dia. No mundo moderno, as pessoas tem usado muito de IA (Inteligência Artificial) para criar imagens. Algumas delas ficam tão boas que é dificílimo separar o que é criação e o que é real. Para ajudar, baixe o aplicativo Gemini (Android / IOS / PC) ou simplesmente acesse na internet a página do Gemini ( Google Gemini ). Clique em Nova Conversa. Agora vem a parte difícil, que é conversar com a máquina para ela criar o que queremos. Vamos pensar em algo simples: Quero uma imagem de uma mulher usando vestido azul, camisa branca e um blusão azul combinando com o vestido. Ela tem longos cabelos negros cacheados, com duas faixas de cabelos brancos. É isso que eu quero? Então é isto que eu vou pedir. Veja que eu recebi exatamente o que pedi. Eu não pensei numa mulher negra nem pedi um ambiente urbano. Esta é a dificuldade de se pedir nas IAs, as inteligências artificiais não são tão inteligentes assim mas a gente tem que ajudar. Quando mais rica a descrição, mais a imagem gerada vai se aproximar do que queremos. Vou pedir agora: "Gostaria da imagem de uma mulher de origem indígena (tribo brasileira) usando uma saia comprida azul, uma camisa branca e uma blusa azul, num tom um pouco mais claro que o tom da saia. Ela tem longos cabelos negros, ligeiramente cacheados e duas mechas de cabelos brancos. Ela está caminhando numa praia num dia frio de inverno, no Brasil". Ainda não está como queremos, mas dá pra entender que quanto mais descrita a personagem, a ação e o ambiente, mais próximo será do que queremos. Vamos tentar de novo? " Gostaria da imagem de uma mulher de origem indígena (tribo brasileira) usando uma saia comprida azul, uma camisa branca e uma blusa azul não muito longa, num tom um pouco mais claro que o tom da saia. Ela tem longos cabelos negros, ligeiramente cacheados e duas mechas de cabelos brancos. Ela está caminhando numa praia num dia frio de inverno, no Brasil e tem um leve sorriso de satisfação de estar lá, caminhando sem preocupações, sem sol escaldante... Gostaria de uma imagem que retratasse satisfação de estar viva". Humpf... Só mudou a cara de alegria da mulher. Mas também, eu deveria ter mudado mais algo. Mas o básico do básico é isto. Personagem: A pessoas ou pessoas que queremos. Quanto mais bem descrita, mais chances de sair como queremos. "Mulher" pode gerar mulher jovem, adulta, adulta mais velha, idosa... Pode gerar branca, negra, indígena, oriental... Bonita, normal, sorrindo, triste... Quanto mais detalhado o pedido, mais próximo fica do que queremos. Então "Faça uma mulher andando na praia" pode ser qualquer mulher andando em qualquer praia, com qualquer roupa em qualquer jeito. Já "Faça uma mulher jovem adulta, de cabelos negros ligeiramente cacheados, de etnia indígena, de saia azul, camisa branca, jaqueta jeans e com uma mochila azul cheia de adesivos religiosos" vai ser muito mais próximo ao que queremos. Ação: Esquecemos de especificar o que ela está fazendo e, por sorte, o Gemini fez uma imagem até legal. Mas é interessante sempre colocar "Posando para uma foto", "Parada, olhando para o alto", "Caminhando"... Além de dar a ilusão de ser real, a ação ajuda a IA a saber o que queremos. Eu quero ela caminhando. Ambiente: Ambiente é não só o lugar, mas o tempo (manhã, tarde, noite), o tempo clima (nada = neutro, mas pode ser calor, frio, chuva, vento, nevando) e lugar (Praia? Cidade do interior? Fazenda antiga? Casarão em ruínas?) e quanto mais rica a descrição, mais perto do que queremos ela vai estar. Não gostei das primeiras imagens da mulher andando numa praia num dia frio, a praia ficou sem vida. Que tal a mulher numa praia mais colorida? Acha que ficou legal? Maressa, se tiver ajudado e interessar, pode falar. Neste caso dou dicas de como criar fotos com IA baseadas em suas fotos. |